segunda-feira, 12 de julho de 2010

Implantes Dentarios - Cuidados que devem ser tomados

Segundo o Jornal a Folha de São Paulo do dia 10/07/2010:

Em cinco anos, a proporção de denuncias de implantes mal-feitos triplicou no CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).
Em 2004, uma em cada dez reclamações era referente a implantes. Ano passado, as queixas na área representaram 30% do total recebida pelo conselho.
O surgimento de clínicas populares, a oferta de mão de obra barata e despreparada em razão do excesso de faculdades odontológicas e a proliferação de implantes com peças "piratas" são apontadas como as causas do aumento das reclamações.
De acordo com o cirurgião-dentista Rodolfo Candia Alba Júnior, diretor da Associação Brasileira da Industria Médica-Odontológica;
"muitas empresas viram na área um negocio promissor e estão fabricando peças sem regulamentação. São mais baratas, adquiridas por profissionais sem treinamento, que desconhecem os problemas que podem causar.
Alba Júnior explica que o implante legal tem um registro que sai de fábrica e é a garantia de que se trata de um produto de qualidade e aprovado.

A má formação dos profissionais preocupa o conselho regional. E a realização de um exame de proficiência para a área odontológica, como acontece na advocacia, é defendida pelo CROSP.
A iniciativa, que precisa ser aprovada pelo Ministério da Educação, visa filtrar o ingresso de profissionais mal preparados no mercado.

A sugestão para nós pacientes:

- Peça referencias do dentista a outros pacientes
- veja se ele tem registro no conselho regional da sua cidade
- verifique se a clínica tem licença da vigilância sanitária
- se for fazer um implante, peça ao dentista o registro do implante, que pode ser rastreado desde a fabricação.
- desconfie de preços muito baratos e de promoções (segundo informações a variação máxima entre um profissional e outro não deve passar dos 15%)
- não acredite em locais onde o dentista quer operar e colocar o implante no mesmo dia
- pergunte sobre contra indicações. Hipertensos e diabéticos precisam estar com a doença estabilizada, para qualquer intervenção cirúrgica ou odontológica.

(Fonte: Jornal a Folha de São Paulo - 10/07/2010 - cotidiano C9)

Um comentário:

  1. a matéria não esta na íntegra. sou assinante da folha e preciso desta matéria na íntegra.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br